Coisas de Lambda

Pensamentos, desabafos, desatinos e outras Coisas...de Lambda . email:coisasdelambda@clix.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

Alguém um dia me disse: " Eu acho que sobre ti há tudo mais para dizer, do nada que em tudo falta, na falta que há de viver."

12 outubro 2006

O tigre e a Neve



Ando a ver se ponho em dia alguns filmes, que queria ter visto quando saíram, mas por uma razão ou outra, acabei por não o fazer. Um deles foi o que vi ontem: O tigre e a Neve do Roberto Benigni.
Tinha adorado o A vida é bela, e este, apesar de não ser uma novidade, pois vai na mesma linha do primeiro, mais uma vez, é um filme que pega num sentimento que insistimos em complicar e decompõe-o de uma forma simples que chega a ser desconcertante.
Misturando humor com amor, comove pela forma heróica, como a guerra pessoal de um homem se sobrepõe à guerra real dos homens. No fim vence o Amor, como não poderia deixar de ser, mas a força necessária para essa vitória e a forma como é alcançada são deliciosas.
Normalmente não gosto de comédias românticas, mas este filme, apesar de rotulado como desse género, é muito mais do que isso.
Senti exactamente o mesmo quando fui ver a Arte com o Miguel Guilherme, António Feio e o José Pedro Gomes. Também nesta peça de teatro bestial, uma comédia inteligente disfarça todas a contradições da natureza humana, pondo-nos a pensar em tanta coisa, para além das gargalhadas à volta de um simples quadro branco.
Há uma parte dessa peça, dita de uma forma impar pelo Miguel Guilherme, que nunca esqueci:
"Se eu sou eu porque eu sou eu, e tu és tu porque tu és tu, então eu sou eu e tu és tu. Mas se eu sou eu porque tu és tu, e tu és tu porque eu sou eu, então nem eu sou eu nem tu és tu?
Esta citação foi brindada com montes de gargalhadas no Villaret. Ao mesmo tempo em que as ouvia pensava se teria sido a única pessoa a perceber o seu verdadeiro significado, talvez por isso a tenha memorizado automaticamente
É assim que gosto de ser surpreendida, por coisas simples, mas que no fundo são ricas em conteúdo, cabendo a cada um de nós saber ou ter a sensibilidade para lhes retirar o seu todo...
O tigre e a Neve não tem pretensões de ser um filme complexo com um argumento inovador, apenas uma doce e bela história de amor, que nos mostra como, quando estamos apaixonados, conseguimos mover mundos, sem sequer pensarmos nas dificuldades que temos que ultrapassar para o conseguir.
Já que estou numa de citações, como dizia Nietzsche," Não há factos, apenas interpretações", se calhar por isso adorei e recomendo este filme.
Porra, acho que hoje estou romântica, por isso é melhor ficar por aqui... Foi do filme :)))

7 Comments:

Blogger João Tomaz said...

Fugindo um pouco ao assunto, recomendo vivamente "O monstro". É o 2º melhor filme do Benigni

11:11 da manhã  
Blogger Lambda said...

Pelicano- já ouvi falar, mas ainda não vi. E qual é o primeiro, para ti?

3:32 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Bom bom é o novo filme do Chuck Norris...

É uma obra prima do cinema, na vertente "filme de drama-rural-e-com-cachaporra"...

Quase chorei de emoção, e o filme ainda ia na primeira parte... É sem dúvida nenhuma o candidato aos óscares por excelência, do ano que vem...

É a história de um vaqueiro (o próprio Chuck), pacífico, calmo, cumpridor da lei, temente aos mandamentos da sociedade, a quem um bando de rufias, injustamente, matam a familia toda, 3 leitões, 2 gansos mudos, 1 porco da índia, o seu gato persa, e como se toda esta maldade nao fosse suficiente, ainda roubam as enxadas ao pobre homem...
Então ele decide vingar-se dos bandidos, e a vingança é terrivel (tudo isto atinge o climax, quando ele vai ao seu celeiro e abre o baú das suas terriveis armas ninja, que havia jurado nunca mais usar)... Então esta cena é apoteótica... Põe o "Casablanca" a um canto...

E mais não conto, porque poderia estragar a história, e como sei que todos voces o querem ir ver, vou ficar calado e falaremos então depois de terem ido ver o filme...

É um enredo nunca antes visto no cinema, todos os conceitos são inovadores... vale bem a pena...

Beijinhos e abraços deste vosso crítico de cinema e indicador de apenas bons filmes...

João Cigano

11:55 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Já agora, aproveitando estar numa de crítica cultural, tomo a liberdade para fazer aqui uma pequena publicidade ao melhor artigo que já vi num blog (não desfazendo este mesmo blog)...

É o blog da Xilla, que se pode ver em

http://confidencia.blogspot.com/

e onde ela fala num cão fabuloso, um Rottweiler, chamado King, e até tem fotos dele e tudo...

O cão é lindissimo, e vale apena ir ver o artigo dela...

Bom, depois de dito isto, vou cagar, e voltarei mais tarde...

12:00 da tarde  
Blogger João Tomaz said...

A vida é bela

2:56 da manhã  
Blogger Só se vive todos os dias said...

visitar o teu blog é o chamado 2 em 1, pelo que tu escreves e pelos comentários, diversão pura

12:37 da manhã  
Blogger Lambda said...

SSVTD- Tu sabes quem é a "peça" :)))

4:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home