Coisas de Lambda

Pensamentos, desabafos, desatinos e outras Coisas...de Lambda . email:coisasdelambda@clix.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

Alguém um dia me disse: " Eu acho que sobre ti há tudo mais para dizer, do nada que em tudo falta, na falta que há de viver."

28 setembro 2006

Livrinho da Avó Mila

Hoje dei comigo a desfolhar um livrinho que era da minha avó e que ela tinha desde pequena. Chama-se : Creio em Deus.
É um livro do tamanho da palma da mão e com apenas trinta e duas páginas é, se é que assim se pode chamar, um manual do bom cristão.
Li coisas fabulosas, principalmente no capítulo das "Fórmulas Doutrinais".
Fiquei a saber que há três tipos de pecados: os pecados capitais, os pecados contra o espírito santo e os pecados que bradam ao céu.
Os pecados que bradam ao céu, tal como estão descritos no livro são:
1º-Homicídio voluntário;
2º-Pecado sensual contra a natureza;
3º-Opressão dos pobres, principalmente órfãos e viúvas;
4º Não pagar o salário a quem trabalha.
Isto daria linhas e linhas neste post mas deixo à consideração de quem o ler, principalmente a parte do segundo pecado.
Para além dos pecados descritos acima, aprendi que os "Inimigos da alma" são três:
1º- Mundo
2º- Demónio
3º- Carne.
Mais umas valentes linhas se poderiam escrever sobre isto...
Para terminar fiquei a saber as diferentes orações que todos os católicos devem fazer e quando as devem fazer. São seis diferentes e para fazer da seguinte forma:
Uma para fazer de manhã,
Outra de manhã, ao meio-dia e à noite,
Outra para fazer à noite,
Outra para fazer às segundas, quintas e nos domingos do advento até à quaresma
Outra para fazer às terças, sextas de todo o ano e nos domingos da Quaresma
Outra ainda para fazer às quartas, sábados e nos domingos desde a Páscoa até o Advento.
Resumindo, afinal isto é muito mais complicado do que pensamos. É quase preciso tirar um curso, para encaixar tantas regras, orações e leis de Deus, mas como diz o livro: "todos temos que nos genuflectir perante Deus."
Sim, também se aprende palavras novas, ou talvez velhas demais para que as conheçamos.
Enfim, perante o conhecimento que o mundo passa a ser o meu primeiro inimigo, não sei bem o que faça...
De qualquer forma estou feita, porque ao que me ri ao ler esta preciosidade, de certeza que já não vou para o céu.
Como diz o meu amigo Bebé: "mais vale ir para o inferno que assim encontramos todo o pessoal conhecido."

7 Comments:

Blogger Lobka said...

Eu acho que do inferno na nossa cabeça ninguém nos livra!!

9:52 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

As coisas que tu fazes e escreves quando emborcas 1 garrafa inteira de Johnny Walker...

12:43 da tarde  
Blogger João Tomaz said...

Imagina esta situação que pode acontecer em qualquer lugar do mundo. Um dono de um talho que nunca pagava o ordenado à sua empregada pobrezinha e viúva mas muito trabalhadora e certo dia, com cara de demónio, agarra nela, viola-a e dá-lhe com o cutelo na barriga até que ela se calou para sempre.
Imaginaste? Então agora vai ver se o livrinho não começou a arder...

5:10 da tarde  
Blogger Lambda said...

Pelicano- ok, já sei onde te vou acabar por conhcer :)))

lobka- afinal não ficaste pelo "a" :)

joão cigano- já sabes que eu só bebo Absolut Citron

7:28 da tarde  
Blogger Coroneu said...

O Pelicano em grande! LOL
Mas apesar de tudo são essas heranças, esses livrinhos, peças de decoração, etc..., que às vezes nós guardamos com maior ternura e por isso maior medo de perder

4:48 da tarde  
Blogger Só se vive todos os dias said...

mau, então rir é saudável ou é pecado ? e ir para o céu ??? o que é isso?? já chega quando temos que ir de avião a qualquer lado e corremos riscos; não obrigado, não quero correr riscos também depois de morrer, eh, eh

5:36 da tarde  
Blogger Lambda said...

coroneu- Podes crer que tens razão e apesar de por em causa muitas das coisas que nele estão ecritas, não o trocava por o livro mais valioso do mundo, pois sei o significado que ele tinha para a minha Avó.

Pelicano- Ainda bem que não ardeu, mas lá que eu me ri bastante, ri.

7:27 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home