Coisas de Lambda

Pensamentos, desabafos, desatinos e outras Coisas...de Lambda . email:coisasdelambda@clix.pt

A minha foto
Nome:
Localização: Portugal

Alguém um dia me disse: " Eu acho que sobre ti há tudo mais para dizer, do nada que em tudo falta, na falta que há de viver."

30 setembro 2006

Sim Sr. Dr.

As aulas do ensino superior já começaram e com o seu início voltam a esta cidade milhares de estudantes ávidos de boas noites de copos e boémia. Começa também o tempo das praxes e, se quando andei a estudar aderi a elas, hoje, e com as cenas que vejo pela cidade, cada vez menos as compreendo.
Dei, apanhei e assisti a muito boas praxes enquanto estudava, mas nessa altura o autoritarismo e berros não eram uma prática comum. A criatividade e originalidade das brincadeiras acabavam por criar laços para futuras grandes amizades.
Durante esta semana várias vezes me cruzei, pelas ruas, com veteranos aos berros, quais nazis à frente de um grupo de judeus. Parece-me um comportamento infantil e revelador de uma total falta de imaginação, que não existia no meu tempo.
A prepotência com que alunos mais velhos falam com os pobres caloiros só pode ser sinónimo de ignorância do que é a praxe ou talvez a falta de controlo e consequente extravasar das próprias frustrações pessoais.
E é assim que, aos poucos, vai-se estragando mais uma saudável tradição portuguesa ...

9 Comments:

Blogger João Tomaz said...

Sempre tive essa opinião sobre as praxes. Quando entrei na faculdade, recusei-me a ser praxado e fizeram-me ameaças gravíssimas "Olhe que se não fores praxado, não podes praxar" ou "Se não fores praxado depois não conheces ninguém".
Quando me diziam isto só pensava que estava à frente de uma cambada de atrofiados que se julgavam ser alguém por estarem numa universidade.
Se calhar hoje não gostas porque vês as praxes com outros olhos. És mais velha, etc. Mas pensa assim, a facturação do teu ber deve subir imenso...

3:55 da tarde  
Blogger João Tomaz said...

Reparei agora numa coincidência engraçada... Postámos praticamente à mesma hora. Beijinhos

3:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

As praxes dos putos de hoje têm como base a estupidez.
Numa noite destas (eu vivo muito perto de várias faculdades) uma miuda passou por mim e ouvi-a a dizer " o não sei quantos praxou-me de forma estupida!". O que será que ele fez á miuda? Ainda ontem li uma noticia de uma agressão a uma rapariga durante a praxe.
No meu tempo, no nosso pelos vistos, era mais giro e iamos pondo o olhinho às meninas e tal.Tinhamos muita imaginação e era só rir. Nada a cair para o exagero ou bestialidade.
Abraço

3:39 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Lambda: as críticas são vãs... Eu bem me lembro que era da tua turma, e conheci uns rapazes que tu obrigaste a irem para tua casa dias e dias a fio, os quais tu obrigavas a passearem-se na referida casa, à tua frente, apenas com tangas de leopardo... E chamavas a isto uma praxe...

Como é que te revoltas contra as praxes se tu fazias isto, e mais sabe-se lá o quê em tua casa... Se aquelas paredes falassem...

HAJA MORAL, OU COMEM TODOS !!!

5:21 da tarde  
Blogger Só se vive todos os dias said...

Concordo contigo plenamente, mas ó linda, eles bebem tanto, pensam tão pouco, refletem quase nada e se não tiverem uns irmãozitos, ou uns primos mais novos, onde descarregar o stress com umas porradas, durante o difícil processo hormonal que se chama crescimento, depois acontece isso, transforma-se assim ao longo do tempo a tradição numa forma larvar de imbecilidade.

7:49 da tarde  
Blogger Lambda said...

Um dos que teve sorte- continuas a inventar cenas e qq dia o ppl pensa que sou uma doida varrida. :)

Pelicano- eu não disse que não gostava das praxes, não gosto é do rumo que elas estão a tomar.

3:27 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Ah e tal, a menina a falar de tradições e foi denunciada!
Tanga de leopardo? Ó rapariga ainda bem que não andamos juntos na faculdade!

H

2:59 da tarde  
Blogger Lambda said...

H- É claro q o q disseram aqui é tanga. É um amigo meu que tem muita imaginação.

3:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Eu tenho muita imaginação, e os gajos que praxaste têm cicatrizes de unhadas nas costas, que ficaram para o resto da vida...

Todos temos alguma coisa...

12:07 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home