Grandes Portugueses
Depois de ter estado a ver o debate sobre os grandes portugueses na RTP1 com a Maria Elisa numa coisa fiquei esclarecida: a apresentadora portuguesa mais mal vestida que vi nos últimos tempos, foi a dita senhora. Ela não estava lá fora num país qualquer? Recambiem a mulher, pois deve ter esquecido o que significava isenção e estar em directo. Por outro lado o RAP esteve em grande, apesar das várias provocações de que foi alvo por parte da mesma senhora.
A ideia do programa é interessante, bem como ver as diferentes escolhas dos portugueses.
Não deixa de ser estranha a mistura de personalidades e a comparação entre áreas tão distintas. Mas é giro ver quão diferentes são os critérios das pessoas para escolher os tais grandes. Principalmente pelo facto de os considerarmos grandes sem os conhecermos pessoalmente, se isso acontece como conseguimos saber se aquela pessoa é realmente grande ou não.
Será que as pessoas são grandes apenas pelos seus feitos independentemente do que são como pessoas? Fica a questão...
9 Comments:
Não vi, e também acho que não fiquei a perder muito por não ter visto. A subjectividade tão grande deste tipo de "poll" e o facto de não terem considera o Presidente do Conselho nas suas escolhas iniciais levam a iniciativa para um descrédito total. Não duvido que Eusébios, Amálias e Figos tenham estado pelo menos no cerne da questão. Não é por estarmos em Portugal, como se gosta de dizer, mas apenas por que a carga mediática destas figuras é maior.
visto
Eu diria que sim...:) o Mozart, por exemplo, e ao que dizem (e até ao que o filme Amadeus retrata), parecia relativamnete insuportável, como rapazinho. Agora, não seria talvez um grande português, mas era um grande homem ou nem por isso? :)
A discussão que eu achei curiosa foi se Salazar deveria estar ou não na lista. Eu diria que sim, independentemente de se gostar dele ou não...:)
tinha-me esquecido: parabéns :)
visto
Penso que não tocaram no ponto fulcral da questão:
Falta-vos uma visão ideossincrática, pois labutam na névoa dos comentários vernaculosos, esquecendo-se, no entanto, de idealisar a diáspora substancial do "thema decidendum"...
Meus amigos, teleológicamente o tema é só por si a génese do comentário que há-de incidir sobre o mesmo, pois não se dirá, apenas, que metafisicamente relatando, o tema em si é inócuo...
Dizei o que tiverdes por conveniente...
Olha eu concordo plenamente contigo!! O RAP esteve à altura das provacações da Maria Elisa. Gostei de ver o programa. E apesar disso não vou votar, simplesmente porque não sei em quem... é que temos que escolher um e é uma tarefa complicada!
Quanto ao mau gosto da apresentadora, o que é que se pode esperar da namorada ou ex-namorada do Pinto da Costa? É óbvio o seu mau gosto!!
Isto tem-me passado completamente ao lado e nem sequer conheço a lista embora já tenha ouvido dizer que a outra senhora ficou de fora.
Genericamente, acho que este tipo de listas pecam pela incapacidade de relativizar os feitos presentes e recentes.
Nemadz- Desses para meu espanto só se falou do Figo.
Bem visto- Mas não há dúvida que o filme é demais :)
Lobka- Ok estou a ver que és benfiquista :P
Pelicano- Os votos não têm a ver com uma lista, podias escolher quem querias.
Nelo- Estou a ver q tantas doenças estão a melhorar a tua eloquência :))))
se o tema fosse as melhores gajas portuguesas...aí sem dúvida que o meu voto ía para a zlkjhtdpurhgrtoa...
Enviar um comentário
<< Home